Olá, pessoal, eu sou a Camila Pereira, fonoaudióloga hospitalar, e eu estou aqui para falar de um assunto que me perguntam muito – médicos, fisioterapeutas… – e, além disso, é um tanto polêmico, dependendo da região: “O fonoaudiólogo pode desinsuflar o cuff? Pode ocluir um traqueóstomo? É nosso papel participar do protocolo de decanulação?”
Vale a pena a discussão, porque muitas vezes os papéis não estão muito bem definidos. Mas é preciso estar, porque nós, fonoaudiólogos, temos papel importantíssimo dentro da equipe que atua junto ao paciente traqueostomizado.
Então, vamos ao que o nosso conselho fala sobre isso:
O que o conselho fala sobre o fonoaudiólogo desinsuflar o cuff
O conselho fala o seguinte:
“Colaborar, junto à equipe multidisciplinar – ou seja, médicos, fisioterapeutas, enfermeiros… –, no desmame e retirada da cânula de traqueostomia.”
Assim, desmame subentende o quê? Progressão de uma cânula de traqueostomia. Então, isso envolve o quê? O desmame do cuff, desmame de calibre e a retirada da cânula de traqueostomia.
Portanto, colaborar é um parecer do nosso conselho.
Responsável no que dentro do protocolo de decanulação para manusear o cuff?
Além disso, o que mais fala?
“Sendo o responsável – antes era o colaborador, agora é o responsável – em definir as características da deglutição e manejo de saliva.”
Muito bem, agora, então, vamos pensar: um dos preditivos do protocolo de decanulação é o quê? Gerenciar secreção! Tosse eficaz.
Mas como é que o paciente vai ter o gerenciamento de secreção, uma frequência de deglutição adequada e sensibilidade de via aérea superior se nós, como fonoaudiólogos, não pudermos manusear o cuff? Pensando nesse desmame, nós precisamos saber o momento exato para ocluir e avaliar os preditivos, não é mesmo?
→ Saiba mais sobre Fono Hospitalar com estes artigos:
- Por que devemos desinsuflar o cuff de traqueostomia?
- Tudo sobre Bandagem Elástica Funcional: para que serve, quando usar, vantagens e contraindicações
- ETTG para pacientes não responsivos na fono hospitalar: entenda tudo
Conclusão: o fonoaudiólogo pode desinsuflar o cuff sim!
Então, nós ocupamos um papel fundamental, junto a equipe multi, nesse desmame, nessa retirada do traqueóstomo sim!
Porque nós trabalhamos com as funções de via aérea superior que envolve: deglutir, respirar, falar, sugar e mastigar; com as funções do sistema estomatognático. Assim, respiração e deglutição está muito envolvido no processo de retirada desse traqueóstomo.
Então, de uma vez por todas: é nosso papel sim! Não tem como o fonoaudiólogo não participar do processo de desmame que vai desde a deflação do cuff até a retirada do traqueóstomo.
Onde posso aprender mais sobre isso?
H3: Onde posso aprender mais sobre isso?
Siga-me no Instagram, Motility Oral (@motilityoral), para saber mais sobre traqueostomia. Eu estou sempre falando sobre isso por lá! Fique por dentro!
Clique aqui para ler tudo sobre traqueostomia!
Além disso, você também pode ver o vídeo em que falei sobre isso aqui: