Cuff de traqueostomia: quais são as funções? - Motility Oral

Cuff de traqueostomia: entenda quais são as suas funções

Olá, pessoal. Eu sou a Camila Pereira, da Motility Oral, fonoaudióloga hospitalar, e estou aqui para responder uma pergunta que me fazem rotineiramente no meu Instagram: “Camila, quais são as funções do cuff de traqueostomia?”

Então, vamos lá?

A primeira função do cuff de traqueostomia

Quando nós temos um traqueóstomo com o cuff insuflado, significa que o balonete cheio de ar estará impedindo o ar de passar para a via aérea superior. Então, aqui nós temos as pregas vocais:

Quando o cuff da traqueostomia está insuflado, o ar que vem dos pulmões não consegue ultrapassar e chegar nas pregas vocais – Motility Oral.
Quando o cuff está insuflado, o ar que vem dos pulmões não consegue ultrapassar e chegar nas pregas vocais – Motility Oral.

Quando o cuff está insuflado, este ar que vem aqui dos nossos pulmões não consegue ultrapassar e chegar nas pregas vocais.

Uma das primeiras funções do cuff de traqueostomia, então, é: vedar a via aérea para ventilar o paciente – em ventilação mecânica. Assim, para ventilar adequadamente o paciente não podemos ter escape de ar ou caso contrário o aparelho disparará um alarme sonoro.

Assim, esta é a primeira função: vedar a traqueia para que não haja escape do ventilador.

Segunda função do cuff de traqueostomia

Segunda função do cuff de traqueostomia: vamos imaginar que nós temos muita secreção adentrando o vestíbulo laríngeo.

Tem muita secreção adentrando o vestíbulo laríngeo – Motility Oral.
Vamos imaginar que tem muita secreção adentrando o vestíbulo laríngeo – Motility Oral.

Eu sempre digo: uma coisa é conter enxurrada, outra coisa é conter goteira.

Assim, se o meu cuff estiver insuflado, consequentemente eu vou estar diminuindo aquela aspiração maciça que poderia adentrar no pulmão.

→ Saiba mais sobre Fono Hospitalar com estes artigos:  

Veja: eu estou minimizando, mas eu não estou eliminando. Como é a nossa traqueia? Cheia reentrâncias, os anéis traqueais:

Nossa traqueia são os anéis traqueais – Motility Oral.
Nossa traqueia são os anéis traqueais – Motility Oral.

Dessa forma, se eu tenho um cuff aqui consequentemente na reentrância do meu dedo a secreção consegue vazar e adentrar o pulmão, isso porque o cuff não veda hermeticamente a traqueia.

A secreção consegue vazar pelos anéis traqueais e adentrar o pulmão – Motility Oral.
A secreção consegue vazar pelos anéis traqueais e adentrar o pulmão – Motility Oral.

Assim, de qualquer maneira o paciente estará aspirando. Pois a partir do momento que a secreção passou o nível das pregas vocais, consideramos aspiração, tudo bem? Porque a nossa cânula de traqueostomia está posicionada abaixo das pregas vocais, portanto se passou a prega vocal aspirou, então eu só vou estar minimizando o aspirado.

Terceira função do cuff

Assim, a terceira função é a seguinte: lembra que eu disse pra vocês que, quando o cuff está insuflado, o ar não passa lá para cima, para a via aérea superior?

O que acontece, então? Tem muito paciente que precisa do cuff insuflado para diminuir o espaço morto – fonoaudiólogo que fala assim, fisioterapeuta não gosta muito desse termo, mas o que eu estou querendo dizer? Uma coisa é você respirar do nariz até os pulmões, outra coisa é você respirar da traqueia até os pulmões.

Dessa forma, o que aumenta mais a complacência pulmonar? É respirar pela redução do espaço morto, você está otimizando a chegada desse ar, ou seja: favorecendo mais rápido com que esse ar adentre nos pulmões.

Então, essa é a terceira função.

E quando desinsuflamos o cuff deste paciente?

O que acontece quando nós desinsuflamos o cuff de um paciente que tem a necessidade de reduzir este espaço morto?

Ele começa a dessaturar, começa a ficar taquipneico, começa a relatar cansaço, falta de ar… Então, você vê que o paciente descompensa.

Portanto, se este paciente não está na ventilação mecânica e ele não tem uma secreção maciça, obviamente você vai pensar que ele está precisando da “redução do espaço morto”.

Conheça o curso de Traqueostomia (TQT): Atuação Fonoaudiológica no Paciente Traqueostomizado, da Motility Oral® Fonoaudiologia - Fono Hospitalar.
→ Saiba mais sobre Fono Hospitalar com estes artigos:  

Qual é o objetivo final do fonoaudiólogo?

Eu sempre falo: o que o fonoaudiólogo precisa? Pois ele precisa desinsuflar o cuff.

E mesmo nos paciente em ventilação mecânica nós temos alternativa para favorecer essa passagem de ar pelas pregas vocais mantendo a boa ventilação, e esta seria a adaptação de uma válvula de fala. Mas este assunto conversaremos num próximo post. 

Revisando as funções do cuff de traqueostomia

Então, revisando as funções do cuff de traqueostomia:

  • Vedar a traqueia para favorecer a ventilação mecânica através da pressão positiva
  • Minimizar aspiração maciça
  • Reduzir o espaço morto, melhorando a complacência pulmonar

Onde posso aprender mais sobre isso?

Siga-me no Instagram, Motility Oral (@motilityoral), para saber mais sobre traqueostomia. Eu estou sempre falando sobre isso por lá! Fique por dentro!

Instagram da Motility Oral – traqueostomia, cuff e fono hospitalar.
Meu instagram da Motility Oral, onde falo sobre traqueostomia, cuff e outros assuntos relacionados a fono hospitalar.

Clique aqui para ler tudo sobre traqueostomia!

Além disso, você também pode ver o vídeo em que falei sobre isso aqui:

Quais são as funções do cuff? – Motility Oral
Conheça o curso de Traqueostomia (TQT): Atuação Fonoaudiológica no Paciente Traqueostomizado, da Motility Oral® Fonoaudiologia - Fono Hospitalar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Rolar para cima