Em uma live, uma vez, me perguntaram: “O que fazer na ausência de vedamento labial decorrente de fraqueza muscular? Pois tenho feito ETTG tátil apenas”.
A fraqueza muscular pode ocorrer por causa de uma doença neurológica como, por exemplo, a esclerose lateral amiotrófica (ELA) e a Síndrome de Guillain-Barré. Assim, isso pode causar uma ausência de vedamento labial.
Vamos falar sobre ETTG neste caso, então?
A Motricidade Oral
A minha primeira formação foi em Motricidade Oral, foi a minha primeira especialidade. Então, eu vim da MO e sou apaixonada por ela, tenho 20 anos de formada e trabalhei 10 anos só com isso.
Assim, o que eu percebo?
ETTG apenas tátil para ausência de vedamento labial?
Eu percebo que, quando você coloca no lábio hipotônico temperatura – por exemplo, crioterapia, gelado –, com um boleador mergulhado dentro de um copo com pedras e gelo e água, certo?
E dessa forma, você contorna a boca com este instrumento gelado, o paciente contrai!
Então, se você faz isso, é claro que é um estímulo tátil, mas concorda que é térmico também?
E, o térmico, para o paciente flácido, no caso da pergunta feita, que é um paciente rebaixado de força muscular, é extremamente importante.
E, mais do que isso: terminou de fazer, vai finalizar com o quê?
Terminada a ETTG para ausência de vedamento labial, finalizar com o quê?
Você vai finalizar com uma bandagem bem aplicada.
Quando eu falo “bandagem bem aplicada” é porque precisamos saber que tipo de bandagem que estamos aplicando. Porque tem técnica, não é simplesmente um adesivo, existe técnica e raciocínio clínico.
Por que com uma aplicação dá resultado e com a outra não? Pela técnica que você usa.
Onde posso aprender mais sobre isso?
Siga-me no Instagram, Motility Oral (@motilityoral), para saber mais sobre ETTG. Eu sempre estou falando sobre isso por lá! Fique por dentro!
Clique aqui para ler tudo sobre ETTG!
Referências
MARQUES, Viviane. Doenças Neurológicas. 21 slides. Disponível em: <https://www.fonovim.com.br/arquivos/ccaa25da3af71922cf5ec35dbbb20528-8-Doen–as-Neurol–gicas.pdf>. Acesso em: 27/04/2022.