Quais são os pacientes excluídos de um protocolo de água livre e Ice Chip? Aqueles pacientes que você não deve entrar com esses recursos terapêuticos? Você sabe?
Então, continue lendo até o final para entender tudo!
Pacientes excluídos do protocolo: com doenças neurológicas degenerativas
Primeiro, para aquele paciente com um quadro neurodegenerativo muito grave e instável você não deve ofertar chips de gelo ou água livre.
Pois ele está com instabilidade médica, isso nós já sabemos.
Assim, imagina: o paciente está dispneico, dessaturando… Dessa forma, não faz sentido aplicar o protocolo de água livre e Ice Chip para ele.
Então, esse paciente será excluído do processo.
Pacientes excluídos do protocolo: com prejuízo na função respiratória
Outro ponto: como está a condição respiratória deste paciente? Porque ele está com uma ausculta ruim? Com muito ronco de transmissão? Está sendo, assim, acompanhado por um bom fisioterapeuta respiratório?
Pois este é o bom senso da avaliação que precisamos ter diariamente.
Pacientes excluídos do protocolo de água livre: com mobilidade prejudicada
Além disso, outros pacientes que precisam ser excluídos: com mobilidade prejudicada, com incapacidade de permanecerem sentados.
Porque é a mesma coisa: você não vai fazer um protocolo de água livre para um paciente que sequer permanece sentado.
Alteração cognitiva importante e dificuldade para manter-se alerta
Isso não é um preditivo fundamental para você avaliar via oral? Paciente alerta, responsivo?
Então, se o teu paciente tem uma alteração cognitiva importante, ele não mantém o nível de alerta, também não faz sentido dar a ele água livre.
Assim, a dificuldade para manter-se alerta, mesmo sem nenhuma alteração cognitiva patológica, também é um fator importante.
Pacientes excluídos do protocolo de água livre e Ice Chip: tosse excessiva
Tosse excessiva durante a deglutição também é um fator.
Porque uma coisa é o seu paciente estar tomando água, ele tosse e estabiliza; toma água de novo, tosse e estabiliza; na terceira vez, ele nem tosse; na quarta, não tosse; então, na quinta, volta a tossir, mas é uma tosse que estabiliza.
Agora, se você ver que o seu paciente está tossindo, tossindo e tossindo cada vez que você oferta, está sialorreico, lacrimeja, aumenta a frequência cardíaca… Enfim, fica muito descompensado, então não tem por que você continuar o protocolo.
Pacientes excluídos do protocolo de água livre: infecções orais e/ou dentárias
Então, vamos supor que você saiba que o seu paciente tem uma doença periodontal importante. Não faça protocolo de água livre e Ice Chip!
Porque, se você fizer, você vai carrear todas as bactérias para a via aérea dele e o impacto pulmonar será grave.
Onde posso aprender mais sobre isso?
Siga-me no Instagram, Motility Oral (@motilityoral), para saber mais sobre assuntos relacionados a fono hospitalar, porque eu estou sempre falando sobre isso por lá!
Portanto, fique por dentro!
Clique aqui para ler tudo sobre Ice Chip e protocolo de água livre!