Olá, eu sou a Camila Pereira, da Motility Oral, fonoaudióloga hospitalar, e eu estou aqui para falar de um assunto que me perguntam absurdamente: “Camila, por que eu preciso desinsuflar o cuff?”
Então, vamos aos questionamentos:
Primeiro motivo para desinsuflar o cuff
A primeira questão do porquê precisamos desinsuflar o cuff é porque ele insuflado é sinônimo de dependência exclusiva de um traqueóstomo.
Segundo motivo
A segunda questão é que o cuff desinsuflado é a etapa precursora do protocolo de decanulação.
Assim, não tem como pensar em avaliar uma patência ou até mesmo adaptar uma válvula de fala – que muitos protocolos de decanulação incluem como parte do processo – se ele não estiver desinsuflado.
Terceiro motivo
Além disso, a terceira questão – também muito importante – é que o cuff desinsuflado evita uma possível dessensibilização da região hiolaríngea.
Fatores levados em conta para desinsuflar o cuff
Portanto, esses três fatores precisam ser levados em conta durante todo o processo terapêutico. Por quê?
Porque não faz sentido um paciente que não precisa fazer uso da ventilação mecânica, não tem a necessidade de aumentar a complacência pulmonar e que não tem o volume exacerbado de secreção continuar com o cuff insuflado, não faz sentido.
→ Saiba mais sobre Fono Hospitalar com estes artigos:
- Decanulação da traqueostomia: quais são os preditivos no paciente adulto?
- ETTG: entenda tudo sobre alternância de estímulos
- Para que serve Bandagem Elástica Funcional? Entenda aqui!
Desinsuflar o cuff: conduzir o paciente a uma melhor qualidade de vida
Por isso nós precisamos a todo momento levar isso em consideração, porque a falta de avaliação e de uma intervenção pontual leva o paciente a literalmente permanecer com o traqueóstomo de enfeite!
Desse modo, pensando assim, podemos, juntamente com a equipe que acompanha este paciente, conduzi-lo para uma melhor qualidade de vida.
Onde posso aprender mais sobre isso?
Siga-me no Instagram, Motility Oral (@motilityoral), para saber mais sobre traqueostomia. Eu estou sempre falando sobre isso por lá! Fique por dentro!
Clique aqui para ler tudo sobre traqueostomia!
Além disso, você também pode ver o vídeo em que falei sobre isso aqui: