Você já deve ter ouvido falar o quanto a bandagem elástica funcional alivia a dor, minimiza edemas, favorece ou inibe um determinado grupo muscular. Não é mesmo?
Então continue lendo para saber para que ela serve, quando usar, vantagens, contraindicações e até quantas bandagens podem ser colocadas na face do paciente ao mesmo tempo.
Para que serve a bandagem elástica funcional?
Como já lemos neste texto, a bandagem elástica serve para tirar a dor, minimizar edemas, favorecer ou inibir um determinado grupo muscular. Além disso, ajuda a engolir e respirar melhor, melhora os movimentos…
Quando posso usá-la?
A bandagem elástica pode ser usada em vários casos – como nos AVC, por exemplo.
É preciso entender que existem casos que resolvem o problema e existem casos em que a aplicação da fita apenas melhora a qualidade de vida do paciente.
Por exemplo, em um caso de ptose palpebral, pode-se usar, é indicado. Porém, não vai resolver, só vai ajudar o paciente a assistir TV e ler uma revista, por exemplo, sem precisar ficar segurando a pálpebra caída.
Vantagens da bandagem elástica funcional
Inúmeras são as vantagens da bandagem elástica funcional, mas dentre elas podemos destacar o baixíssimo custo e a melhora quase que imediata da dor.
Contraindicações da bandagem elástica?
Em qual situação não seria indicada?
As contraindicações para ela são qualquer problema na pele, por exemplo, homens que fazem a barba e fica com a pele ferida. Qualquer ferimento que tenha na pele é contraindicado.
Existem pacientes que tem a barba muito grossa, então também prejudica na aderência da fita e a aplicação sai facilmente. Nestes casos, infelizmente não tem o que fazer.
→ Saiba mais sobre Fono Hospitalar com estes artigos:
- Decanulação da traqueostomia: quais são os preditivos no paciente adulto?
- Paralexias literais e fonêmicas: como diferenciar? Entenda tudo!
- Pacientes excluídos do protocolo de água livre e ice chip: quem são?
Até quantas bandagens podem ser colocadas na face do paciente?
Como não deve haver hiperestimulação, o ideal é usar no máximo três bandagens simultâneas, como eu uso.
Onde posso aprender mais sobre isso?
Siga-me no Instagram, Motility Oral (@motilityoral), para saber mais sobre bandagem, porque estou sempre falando sobre isso por lá! Portanto, fique por dentro!