Conheça a técnica de Spiral Taping, ou Esparadrapoterapia, lendo este artigo.
Afinal, esparadrapo?? Pois sim! Além disso, existe mais acessível? Não!!
Por isso, eu, Camila, uso muito para dor. Mas o meu colega e parceiro, Alan Senigalia, usa para uma infinidade de outras funções. Então, leia até o fim para saber tudo sobre esta técnica maravilhosa.
O que é Spiral Taping (ou Esparadrapoterapia)?
Spiral Taping é o mesmo que Esparadrapoterapia. Também conhecida, então, como acupuntura com fitas, esta técnica utiliza tiras de esparadrapo com larguras específicas sobre áreas afetadas, como objetivos anti-inflamatório, analgésico, de sinergismo muscular e equilíbrio energético.
A história deste tratamento
O Spiral Taping foi descoberto há mais de 20 anos pelo acupunturista Nobutaka Tanaka, no Japão. Após se graduar na universidade e inaugurar sua clínica de recuperação, Nobutaka notou que atletas com lesões musculares, depois de já tratados ou não, apresentavam uma melhora dos sintomas de dor de acordo com a direção que era dada ao enfaixamento da região atingida.
Por que eu sou adepta a esta técnica?
Eu, Camila, gosto muito de usar este tratamento porque apresenta baixo custo, facilidade na aplicação, rápido resultado – se não imediato – e é de fácil acesso.
Quais são as vantagens do Spiral Taping?
As vantagens, em relação à outras terapias, são, portanto, as seguintes:
- Efeito rápido ou imediato
- A dor é aliviada em 90% dos casos
- Funciona sem precisar afastar o paciente do seu posto de trabalho
- A terapia é indolor
- Não se utiliza medicamentos
- A possibilidade de efeitos colaterais é pequena
- É rápido – tanto no tempo das sessões quanto no número delas
- Além disso, apresenta baixo custo
Em qual situação uso a técnica de Spiral Taping?
Utilizamos a técnica do Spiral Taping para o alívio da dor, tanto de ordem articular quanto muscular, porque é incrível: é imediato!
Além disso, vale também acrescentar que, como estimula pontos da acupuntura, é possível produzir efeitos positivos em tratamentos emocionais.
Indicações para a Esparadrapoterapia
Aqui estão, portanto, alguns exemplos para os quais você pode usar o Spiral Taping para o tratamento:
- Edemas (inchaços);
- Esporão de calcâneo;
- Gota;
- Bursites;
- Tendinistes;
- Joanetes;
- Fascite plantar;
- Lombalgia;
- Entorses (tornozelo, joelho)
- Cólica menstrual;
- Insônia;
- Angústia;
- Dores articulares musculares;
- DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho);
- Além disso, muitos outros exemplos.
Existe uma direção correta para a aplicação?
A direção mais eficiente para a aplicação da técnica é da extremidade para o centro, direcionada para a esquerda. Isso porque 95% das pessoas apresentam a espiral predominante ascendendo da direita para a esquerda. Entretanto, tal especificidade exige avaliação individualizada.
Então, veja esta imagem, que eu postei no meu Instagram – e aproveita para me seguir lá:
Em qual local deve ser aplicada a técnica de Spiral Taping?
Esta técnica é ótima porque podemos mesclar tanto os pontos acupunturais – o que é uma ótima alternativa para quem tem medo de agulha – quanto os triggers points. Assim, veja a imagem abaixo:
→ Saiba mais sobre Fono Hospitalar com estes artigos:
- Comprometimento de patência de via aérea: por que acontece?
- Tudo sobre Bandagem Elástica Funcional: para que serve, quando usar, vantagens e contraindicações
- Disfagia pós AVC: entenda este artigo do novo tratamento com TDCS
Qual a periodicidade da aplicação?
A aplicação da técnica deve ocorrer 2 vezes por semana, devendo permanecer, então, por até três dias. Mas se as fitas permanecerem por mais tempo que o indicado, pode não fazer efeito e até mesmo gerar mais problemas.
Onde posso aprender mais sobre isso?
Você quer saber ainda mais detalhes sobre o Spiral Taping? Então leia até o fim.
No meu curso inédito sobre Dispositivos Sensoriais que eu lancei com meu parceiro e colega Alan Senigalia, você pode aprender mais sobre a aplicação de Spiral Taping e ainda mais: Appong, Stiper e Dynamic Tape – além de uma infinidade de conteúdos detalhados que irão mudar a sua vida profissional para sempre. Ele será lançado novamente em breve, aguarde.
Compartilhe
Referências
PEREIRA, Camila. SPIRAL TAPING e o meu SER FONO HOSPITALAR. Campo Grande – MS. 2 de fevereiro de 2022. Instagram. Motility Oral. Disponível em: <https://www.instagram.com/p/CZfFS4npcQ7/>. Acesso em: 28, fevereiro 2022.
TORRES, A. de S. SPIRAL TAPING. Nova fisio. Disponível em: <https://www.novafisio.com.br/spiral-taping/>. Acesso em: 28, fevereiro 2022.
ESPARADRAPOTERAPIA. Clinica ShenTao. Disponível em: <http://www.clinicashentao.com.br/?page_id=2161>. Acesso em: 28, fevereiro 2022.
AFINAL, o que são Trigger Points ou Pontos-Gatilho?. Ebramec, 2017. Disponível em: < https://ebramec.edu.br/trigger-points/>. Acesso em: 28, fevereiro 2022.